Cropped masculino The Pride

Cropped masculino? Diga sim à moda sem gênero

Nessa publicação, vou falar um pouco sobre a polêmica envolvendo uma peça super querida: afinal, o cropped é feminino ou masculino? Como já falei na última publicação, o fenômeno genderless na moda prega que as roupas estão longe de definirem o gênero e, portanto, cada um deve ser livre para se vestir de forma que achar melhor.

Porém, até hoje, essa peça que deixa a barriga à mostra é tradicionalmente associada às mulheres. Assim sendo, vou te mostrar um pouco da versatilidade dessa peça incrível e confortável. Enfim, vamos dar uma olhada no cropped em sua versão “masculina”? Ah, escrevo masculino apenas para indicar o uso da peça por homens também, afinal, como dissemos, roupas não tem gênero.

Quando os homens passaram a usar o cropped?

Por incrível que pareça, o uso dos croppeds por homens não é um fenômeno recente da geração dos millenials. Desde a década de 1980 essas peças passaram a ser utilizadas por homens, afinal de contas era uma época de questionamento, com acontecimentos políticos e sociais que entraram para a história.

É sério! Dá uma olhada na cena do filme “A Hora do Pesadelo’, de 1984, com o jovem ator Johnny Depp utilizando cropped! Na época era super normal a utilização do look com inspiração atlética, bem esportivo, em geral com números.

Cropped masculino nos anos 1980
Johnny Depp utilizando cropped masculino no filme “A Era do Pesadelo”, conhecido pelo famoso vilão Freddy Krueger.

O cropped “masculino” nos dias de hoje

Seguindo o movimento sem gênero, a moda vem questionando as definições de gênero associadas às roupas. Com isso, atualmente o cropped vem sendo cada vez mais utilizado por homens após grandes grifes introduzirem a peça em seus desfiles.

Com isso, muitos homens estão sendo estimulados a experimentar todo conforto e versatilidade dessa peça incrível. E não são apenas os famosos. A cada dia, vemos mais meninos utilizando os croppeds, tanto ao ar livre quanto em ambientes fechados.

Enfim, o que vale é o gosto pessoal de cada um. Ao montar seus looks, lembre-se de considerar o cropped nas suas composições. É simples: se te agrada, você tem o direito de usar e ninguém deve te julgar por isso.

O cropped é só para gente magra?

Ah, isso é outro mito envolvendo os croppeds. Como é uma peça que exibe a barriga, existe uma cultura que considera que apenas as pessoas magras e com corpo definido podem usar e abusar do cropped. Mito!

Se você não está confortável com a barriga, a dica primordial é escolher uma peça que faça sentido para você. Procure por uma peça mais longa ou abuse de combinações como saias e calças de cintura alta. A blogueira Ju Romano tem umas dicas de ouro nessa publicação do blog dela, exclusivamente dedicada ao tema. Vai lá, vale a pena conferir.

Como usar o cropped?

Então, as principais maiores variações do uso do cropped incluem utilizar sobreposições e fazer composição com peças de cintura alta. A combinação com peças de cintura alta é perfeita para ajudar a esconder a barriga, podendo o cós estar acima do umbigo ou mais alto, conforme sua preferência. Olha que tiro da Taylor:

Também é possível utilizar o cropped com sobreposições, isto é, combinando com outras peças como jaquetas ou camisetas por baixo. Nesse caso, o look fica mais completo e outros elementos de destaque podem equilibrar melhor seu visual.

Cropped masculino com sobreposição
O cropped pode ser utilizado com jaquetas e outros acessórios em sobreposição, contribuindo para um look mais distribuído. Créditos da imagem: Homem Feito.

Por fim, o mais tradicional é utilizar apenas o cropped como vestimenta superior. Nesse caso, temos um look mais ousado, que deixa seu corpo mais visível para o público. A regra que vale aqui é o nível de exposição que cada um deseja. Lembrando que a peça é tanto utilizada tanto por homens quanto por mulheres, como prega a moda sem gênero:

Look cropped flash The Pride
Modelos posam com o cropped Flash da The Pride

Looks da The Pride

Separei algumas das peças utilizadas nessa publicação e que ainda estão disponíveis no nosso site. Mais tarde, vou ensinar a vocês como transformar uma camiseta em cropped de forma bem simples, na linha DIY (do it yourself).