Dress codes o guia definitivo

Dress Codes da moda: conheça os principais

Os dress codes são uma espécie de “código de vestimenta”, que indica o tipo de roupa que as pessoas devem usar para algum evento ou ocasião. Assim, um casamento, por exemplo, tem um código de vestimenta totalmente diferente de um congresso ou de uma festa.

Dessa forma, existem alguns códigos muito comuns de que já ouvimos falar muito como “Passeio Completo”, “Esporte”, “Gala”. Geralmente, recebemos essa informação no convite de algum evento e, por esse motivo, vamos passar um guia sobre os principais dress codes para você estar sempre arrasando. Além disso, vamos falar das peças em geral, deixando de fora a questão de gênero, afinal de contas acreditamos que a moda é sem gênero. Então, não é a roupa que veste você, e sim você que veste a roupa.

Traje Esporte, um dos dress codes mais informais

Pois bem, começando pelo traje esporte, esse código de vestimenta é mais informal, descontraído. Entretanto, não leve o nome ao pé da letra, porque usar a camiseta de um time de futebol não é exatamente o significado desse dress code.

O traje esporte é mais indicado para ocasiões casuais durante o dia ou ao ar livre. Por isso, ele é mais usado no dia a dia, como passear no parque, andar no shopping, ir ao churrasco, frequentar uma festa infantil. Entretanto, vale a pena ficar de olho no tipo de evento, pois, se você for convidado para um churrasco muito elegante, pode acabar cometendo uma gafe.

Assim sendo, no traje esporte você pode usar e abusar das camisetas e vestidinhos e também de calças jeans, bermudas e saias mais curtas. Quanto aos calçados, pode usar um sapatênis, mocassim, sandália ou outro calçado confortável.

Dress code esportivo com Fabiano Gomes
Fabiano Gomes, do blog O Cara Fashion, mostra como acertar no look esporte.

Dessa forma, dentre os dress codes, o esporte é o que dá mais liberdade para usar roupas confortáveis e de acordo com o seu estilo. Mas lembre-se de que o traje esporte não é sinônimo de desleixo ou de estar desarrumado. Pelo contrário, significa estar confortável de forma extremamente casual.

Também conhecido como casual ou esporte casual.

Traje de passeio

Esse é um meio termo entre o formal e o casual. Em outras palavras, é um pouco mais formal que o traje esportivo, mas ainda conta com certa descontração. Por isso, recomenda-se usar camisas, vestidos, blazers, terninhos, com ou sem gravata. Nos calçados, saltos e sapatos sociais são a escolhe certa.

Por isso, com suas características, o passeio completo é o dress code mais comum para eventos oficiais, almoços mais formais ou para aquelas ocasiões onde se deve estar com um visual mais arrumado.

Além disso, esse tipo de traje permite o uso de peças oversized e de roupas mais casuais. Dessa forma, é um estilo que permite mesclar entre peças tipicamente femininas e masculinas.

Gisele Bundchen em traje de passeio
A super top model Gisele Bundchen mostra como acertar no traje de passeio, combinando a camisa com calças pantalonas e apostando no nude. Foto do instagram @gisele

Também conhecido como Tenue de Ville, Esporte Fino ou Alto Esporte.

Traje de passeio completo

Dos dress codes até aqui apresentados, esse é mais formal ainda, usado em casamentos, jantares de requinte, dentre outros eventos que exigem um padrão rígido de vestimenta. Nesse código, os sapatos e saltos são pretos, que devem combinar com o terno completo de cor escura ou um vestido deslumbrante.

Por isso, invista em looks mais elaborados, com bom corte e finalização. Entretanto, não exagere nos detalhes, porque o código não é para os trajes de gala típicos de Hollywood.

O traje de passeio completo também conhecido como social ou escuro.

Dress code casamento
Em geral, os casamentos são por excelência o tipo de evento em que predomina o dress code Passeio Completo.
Foto do vestido de casamento do instagram @thassianaves.

Traje a Rigor

Por fim, o traje mais formal e elegante de todos, onde o mais significa mais. O traje a rigor é usado para festas de gala, grandes eventos e bailes que exigem o máximo do estilo e requinte. Aqui, podemos fugir da discrição e abusar dos paetês, brilhos e transparências. Assim, a sofisticação marca os looks com smokings e vestidos feitos para ficar na memória. Na maioria das vezes, são valorizados os tecidos nobres, incluindo organza, seda, cetim, tafetá, dentre outros.

Em geral, as mulheres possuem mais liberdade para ousar nos eventos de tapete vermelho, com vestidos feitos pelos maiores nomes do design de moda. Entretanto, cada vez mais homens, como Ezra Miller e Harry Styles vêm mostrando o poder da moda sem gênero nos eventos de gala.

Também conhecido como Black-tie, Gala, Tenue de Soirée ou Habillée.

Coquetel

Esse tipo de traje é basicamente um coringa, usado em boa parte dos eventos. Nele, você tem um look que não é nem descontraído nem elegante demais, com nível médio de formalidade.

O nome está fortemente associado com a sua peça central: o vestido de coquetel, que vai até a altura dos joelhos. Entretanto, é possível ampliar esse leque, usando roupas de tons neutros e nudes e evitando brilho e transparência em excesso. Por isso, opte por algo que faça você se sentir incrível, mas não seja um vestido de baile, mantendo-se fiel à premissa do dress code, como você pode ler nesse artigo da Vogue.

Já conhecia esses dress codes?

Espero que tenha adorado conhecer um pouco mais sobre os famosos dress codes. Realmente, uma vez na vida vai chegar um convite especificando o traje e vamos nos perguntar “como tenho que ir?”. Ou, às vezes, você pode ser responsável por convidar pessoas para seu evento e precisar especificar a vestimenta.

Na The Pride, você encontra tanto roupas elegantes quanto descontraídas. Para isso, basta visitar a nossa linha de camisetas LGBT da coleção Pride ou se apaixonar pelos looks elegantérrimos da coleção Fashion.