Tudo sobre camisetas 100% algodão

O que são camisetas 100% algodão?

Na hora de escolher uma camiseta, nos deparamos com diferentes tipos de tecido e opções e, claro, com diferentes faixas de preço. Nesse artigo, vou te explicar por que eu prefiro apostar em camisetas 100% algodão para o dia a dia. O tecido 100% algodão é um dos principais utilizados na confecção de camisetas, porém é preciso ter alguns cuidados.

As vantagens em uma camiseta 100% algodão

Em primeiro lugar, temos que lembrar que o algodão é uma fibra natural. Por isso, ele já sai com várias vantagens em relação às fibras artificiais. Dentre elas, podemos destacar:

  • O algodão é mais adequado para a pele respirar, pois a sua malha permite a passagem do ar entre suas fibras. Assim, o algodão é muito mais refrescante, especialmente no verão.
  • Suas fibras têm propriedades hidrofílicas, isto é, absorvem a umidade, mantendo a pele fresca e seca.
  • Malhas de algodão ajudam a evitar odores corporais desagradáveis, já que auxiliam a manter a pele seca e arejada. Com isso, as chances de ficar com aquele cheirinho, especialmente em dias quentes, são bem menores com uma camiseta 100% algodão.
  • Os tecidos de algodão são bem mais macios, já sua fibra é natural. Dessa maneira, as camisetas 100% algodão em geral são mais confortáveis e mantêm a maciez mesmo após as lavagens.
  • Por fim, podemos destacar que o algodão é hipoalergênico, justamente por ser uma fibra natural. Com isso, ele não causa irritação na pele como ocorre com outras fibras sintéticas.

Por todas essas vantagens, muitas vezes, as camisetas 100% algodão acabam ficando na frente de suas principais concorrentes: as camisetas de malha fria, PV ou poliéster.

O tecido 100% algodão é natural
As malhas 100% algodão são totalmente naturais, o que gera inúmeras vantagens no seu uso, conforto e durabilidade.

Aliás, outra vantagem que costuma ser pouco mencionada é que o algodão não é proveniente de animais. Dessa maneira, seu processo de produção é mais limpo e sustentável, com o algodão levando um pouco menos de tempo para sua decomposição completa. Se quiser saber mais sobre a sustentabilidade do algodão, aconselhamos esse artigo aqui da Sou de Algodão.

Tipos de malha de algodão

Aqui entra outra pegadinha em jogo. Não basta que uma camiseta tenha tecido 100% algodão como prova para a sua qualidade. Afinal de contas, o processo produtivo pelo qual passa o algodão pode variar bastante, impactando no resultado final.

Assim sendo, é praticamente uma unanimidade que a malha penteada é a melhor escolha em termos de custo-benefício. Mas e o que isso significa? Então, a malha penteada é resultante de um processo que usa uma penteadeira para retirar as impurezas do algodão. Em outras palavras, esses pentes mantém o algodão limpo, removendo irregularidades e falhas do tecido. Entretanto, por ser um procedimento mais sofisticado, isso acaba elevando o custo da matéria-prima.

Conheça nossas camisetas LGBT+, 100% algodão

Agora que você conhece os benefícios da malha 100% algodão, pode entender o motivo de termos escolhido o algodão penteado para a confecção da nossa linha exclusiva de camisetas LGBT+, nossa Coleção Pride.

Camiseta LGBT 100% algodão da The Pride
A coleção Pride é nossa linha de camisetas LGBT+ feitas em tecido 100% algodão com todo o detalhamento artesanal da serigrafia.

Além disso, esse tipo de tecido permite a utilização da técnica artesanal da serigrafia, ou silk screen, com resultados muito superiores ao transfer e à sublimação. Com isso, sua camiseta é confortável, durável e, claro, estilosa, para você vestir seu orgulho LGBT+ em qualquer lugar.